Gastronomia pelo mundo

Depois de mais de um mês sumida, vou compensar com um post que vai valer a pena. O motivo do meu sumiço foi uma viagem que fiz com o André para a Europa. Passamos 20 dias passeando, conhecendo lugares incríveis e, lógico, comendo do bom e do melhor. E nada mais justo do que dividir todas essas dicas gastronômicas com vocês.

Para começar, uma sugestão que vale para todos os destinos: fuja dos restaurantes turísticos. Como identificar um destes? Normalmente são aqueles que têm um garçom na porta com um cardápio na mão te chamando para conhecer os prometidos melhores pratos. Esses locais têm grandes chances de reservar roubadas!

Outra informação importante: o que eles chamam de presunto na Europa é o nosso presunto cru e fiambre é o cozido, aquele que estamos acostumados a comer no café da manhã. A boa notícia é que por lá o presunto cru é muito barato e nada chique. Em qualquer lugar você pode comer uma porção ou um sanduíche por um ótimo preço!

Chegou a hora de começar a viagem… mas, como são muitas coisas para contar, vou postando aos poucos, dividindo por destinos. O primeiro será Roma, onde ficamos apenas dois dias.

Esquinas de Trasteveri

  Roma

Trastevere

O primeiro dia foi marcado por um destes restaurante turísticos que eu disse acima, mas o segundo compensou. A dica veio de uma amiga nossa que tem família italiana. Sem dúvida que valeu muito a pena e foi, inclusive, o melhor programa que fizemos em Roma. Trastevere é um bairro bem no estilo italiano, com roupas penduradas nas janelas dos prédios e bicicletas encostadas em canteiros floridos. Além disso, tem restaurantes gostosos e estilosos em toda esquina. A dica é passear pelo bairro e escolher o cardápio que mais te apetece.

Paramos em um mais escondido e almoçamos como reis. Para a entrada pedimos uma bruschetta com tomate e rúcula, o prato principal escolhi uma massa com molho de funghi secci e, para finalizar, um café curto. Portanto, se você for passar por Roma, conhecer Trastevere é tão obrigatório quanto conhecer o Colisseo.

Queria um desses agora!

Sorvete

Não tenho nenhuma dúvida que o melhor sorvete que já comi na vida foi na Itália. Sou bem tradicional quando o assunto são sabores e é difícil escolher um que não seja de chocolate. Tomei em três locais, mas o mais gostoso foi o de uma sorveteria na frente da Fontana di Trevi. Parecia até um mousse gelado, difícil de descrever!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s